logo
Meta treina IA gerativa com posts do Instagram e Facebook — veja como se opor

24 de Maio de 2024 | Ciência & Tecnologia | Anderson "Yagasaki" Marlon |

Meta treina IA gerativa com posts do Instagram e Facebook — veja como se opor

Seguindo a tendência de diversas empresas de tecnologia, a Meta — companhia por trás do Facebook e do Instagram — está treinando uma ferramenta de inteligência artificial. De acordo com os termos da plataforma, o modelo de linguagem será treinado a partir de “publicações ou fotos e legendas” postados nas redes sociais da empresa. Mas há uma forma de se opor ao uso dos seus dados.

A preocupação é mais forte em artistas e criadores de conteúdo, especialmente pelo fato de que nenhuma das redes sociais pediu consentimento formal pelo uso das postagens, já que uma atualização fez com que todos os usuários automaticamente dessem acesso às postagens e comentários públicos.

Para quem não deseja ceder conteúdo para a ferramenta de IA, a artista filipina Chii preparou um tutorial de como revogar o consentimento ao uso de dados pelo modelo de linguagem. É preciso preencher um simples formulário, mas que propositalmente está enterrado entre várias páginas de ajuda, com letras minúsculas, para desencorajar os usuários de fazer isso.

Como explicou a artista no X (vulgo Twitter), é preciso ir no app ou site do Instagram, abrir a aba de Configurações, clicar na opção Ajuda e selecionar a Central de Ajuda. Assim, em uma nova página, surge o tópico em destaque “Sobre IAs no Instagram”.

Ao clicar, é mostrado uma página informativa sobre o uso de inteligência artificial na plataforma, cheia de informações sobre as ferramentas disponíveis. No caso, o desejado é clicar em “Saiba como a Meta usa informações para modelos de IA gerativa”. É importante que sua conta do Instagram seja conectada ao Facebook, para poder se opor.

Na página do Facebook, há diversas informações explicando o uso de dados dos usuários pela IA gerativa. Bem no final da página, no meio do texto, há um link afirmando que o público da plataforma tem “o direito de ser opor ao uso de informações que compartilhou nos produtos e serviços da Meta para o desenvolvimento e aprimoramento da IA na Meta”. Para facilitar sua vida, basta clicar aqui para acessar ao formulário no Facebook.

O formulário é simples e conta com apenas quatro questões: país de residência, endereço de email, o motivo para a oposição, e informações adicionais sobre o caso. Após isso, é possível que a plataforma peça um código de confirmação, enviado via email ou notificação no app do Facebook. Basta preencher, clicar em “Enviar” e aguardar. A resposta, confirmando a oposição, deve chegar em questão de minutos.

O aceite ao uso de dados pela inteligência artificial da Meta é automático, portanto quem não preencher o formulário estará consentindo ao processo. Vale lembrar que a ferramenta de IA da Meta ainda não está disponível no Brasil, mas já é possível impedir o uso de dados de postagens.

Fique atualizado!

Mantenha-se atualizado sobre todas as novidades do Onigiri Hardcore e siga-nos também no Twitter para não perder nenhum destaque da semana!

logo