Edward Snowden, o ex-analista da NSA que se exilou na Rússia após revelar para a imprensa um esquema de espionagem da agência de segurança dos EUA, voltou às manchetes nesta semana. Desta vez, como noticiou o The Verge, o ativista lançou um aplicativo.

O nome dele é Haven e está disponível, ainda em fase beta, por enquanto, somente para Android. O aplicativo transforma o smartphone do usuário em um sistema completo de segurança a ser usado num computador, na entrada de casa ou diante de um cofre.

O Haven usa os sensores do smartphone, como o giroscópio e o acelerômetro, juntamente com o microfone e a câmera, para transformá-lo em um segurança eletrônico. Se algum movimento suspeito for detectado pelo aparelho, ele avisa o dono.

O alerta pode ser enviado a um outro smartphone por SMS, pelo app Signal (aplicativo de mensagens criptografadas) ou por um mensageiro web utilizando o navegador Tor. Por ter uma atuação passiva, é recomendado que o Haven seja instalado em um celular mais antigo.

A inicitiva é de um grupo chamado The Guardian Project, do qual Snowden é um porta-voz. O Haven é um aplicativo de código-aberto que pode ser adaptado, alterado ou complementado por qualquer pessoa. É possível baixá-lo pelo Google Play ou pela loja alternativa de apps F-Droid.

Fonte: The Verge

Compartilhe nas Redes:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *